Aprenda a programar de graça e online

Programação está em todas as listas de profissão do futuro e de cursos mais buscados na internet. Lá no Twitter sempre aparecem pessoas me perguntando com qual linguagem deveria programar, como praticar e quais cursos fazer. Neste post, tem a maioria das respostas para essas perguntas e melhor, online e de graça. Aproveite e compartilhe esse conteúdo por ai.

Entenda um pouco sobre as carreiras e escolha seu caminho

Existem diversas opções para quem quer trabalhar com tecnologia, de produção de conteúdo à desenvolvimento de robôs. Neste post, eu focarei em áreas de desenvolvimento de sistemas web.

Front end - a pessoa front end é aquela que desenvolve toda a interface que podemos ver em sites, sistemas e aplicativos, o que é chamado de client side.

Back end - a pessoa back end é aquela que desenvolve a parte de sistemas que armazena e gere todos os dados e informações, o que é chamado de server side.

Para te ajudar a saber quais coisas estudar primeiro em cada uma dessas áreas você pode seguir esta trilha.

Comece das bases

Entendo que pode parecer dificil no começo, mas pessoalmente - e também por ter cometido esse erro - recomendo que você estude como funciona a internet, computadores, sistemas. E depois, lógica e algoritmos.

Sobre os cursos de lógica, procure por algum na linguagem que você está interessado em aprender.

Cursos online gratuitos separados por linguagens de programação e marcação

HTML e CSS:

Python:

JavaScript:

Java:

Ruby:

Elixir:

Aprendendo diversas linguagens de programação:

Podcasts de tecnologia para se manter atualizado no mercado

Em português:

Em inglês:

Bons blogs para consultar e seguir

Como praticar

Minhas recomendações pessoais

Vá com calma- você não precisa aprender tudo de uma vez, saber de tudo ou acertar de cara. Peça ajuda, procure mentorias e apele sempre ao Google e StackOverflow. Tem gente que já passou por isso e documentou lá para compartilhar com outras pessoas.

Não existe linguagem de programação melhor - linguagens de programação são ferramentas para solucionar problemas. Marreta serve para uma coisa, martelo para outra. Descubra a melhor ferramenta tecnológica para resolver o seu problema.

Você não precisa ter algo super caro - dá pra programar com windows, com computador de configurações simples e com cursos de graça, mesmo - eu aprendi assim. Claro que se você tiver opções de acessos a cursos, universidades e máquinas que você sonha, aproveite deste privilégio.

Pratique - o que ajuda a assimilar e entender o conteúdo é prática, acerto e erro. Faça e refaça, isso vai facilitar para entender como as coisas funcionam.

Neste post aqui você encontra mais dicas sobre meu processo de aprendizagem.


Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar nas suas redes e com quem mais possa curtir. Aproveita e me conta nos comentários o que você tem estudado ou quer estudar em tecnologia.